Câmeras de seguranças registraram o momento em que um homem furtou os cabos de energia de um centro de atendimento em Várzea Paulista (SP). No local estava uma geladeira que armazenava doses de vacinas das campanhas de poliomelite e multivacinação. Com a queda de energia, 8 mil doses foram perdidas.

Nas imagens é possível ver um homem em frente ao quadro de energia do prédio. Outro aparece em pé na calçada. Em certo momento, um deles puxa os fios e entrega para o comparsa, que sai andando.




De acordo com a prefeitura, o furto ocorreu na parte externa do prédio, que é conhecido como Facilita e funciona como uma central de atendimento aos moradores por ter diversas secretarias instaladas.

Com o crime, a energia elétrica foi afetada. O gerador de energia não aguentou a noite toda e, com isso, as vacinas que estavam em uma geladeira ficaram prejudicadas.

Os serviços do PAT, Procon, Desenvolvimento Econômico e Tributação foram suspensos nesta terça-feira (20), já que somente a parte superior do prédio tem energia. As unidades de Saúde, Obras, Finanças e Meio Ambiente seguem com atendimento normal.




A previsão, segundo a prefeitura, é que os serviços sejam retomados nesta quarta-feira (21).

Conforme a prefeitura, o setor de Vigilância Epidemiologia realizou o contato com a Direção Regional de Saúde de Campinas (DRS) e haverá reposição das vacinas. A campanha de vacinação continua nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Ainda segundo a prefeitura, um boletim de ocorrência foi registrado e três suspeitos já foram presos pela Guarda Civil Municipal e pela Polícia Civil.

Fonte: G1.