O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou, na segunda-feira (28), que a agência de Jundiaí (SP) já passou pela inspeção do sindicato da categoria e pode voltar a realizar as perícias. Os profissionais alegavam falta de segurança e medidas sanitárias para trabalhar.




Segundo a assessoria, as perícias devem ser retomadas nos próximos dias, mas ainda não há uma data definida. Até esta terça-feira (29), as unidades de Boituva e São Roque (SP) têm peritos trabalhando na região.

As outras ainda esperam a vistoria técnica para verificar se há condições seguras para receber médicos e beneficiários. Por enquanto, a orientação é para que as pessoas agendem horários nas agências mais próximas.

Para os moradores de Jundiaí, o local mais próximo que está com os atendimentos normalizados é Atibaia (SP). As unidades podem ser consultadas no site do INSS.

Impasse

Há duas semanas, a Justiça ordenou que os peritos médicos voltassem ao trabalho presencial depois de seis meses de paralisação por conta da pandemia do coronavírus. No entanto, o sindicato da categoria alegou falta de segurança e o TRF-3 suspendeu a reabertura das agências. O INSS recorreu e reverteu a decisão judicial.




Na decisão que revoga a liminar concedida, o TRF3 reconhece que o INSS adotou medidas para garantir a segurança tanto dos segurados quanto dos servidores.

A Justiça também reiterou o caráter essencial do serviço prestado pelo INSS e afirmou que a não realização de alguns serviços, que só podem ser realizados presencialmente, traz prejuízos aos segurados.




Fonte: G1.