O Zooparque de Itatiba informou nesta segunda-feira (28) o nascimento de um filhote de girafa da subespécie Rothschild, uma das mais raras e ameaçadas no mundo. O nascimento chamou a atenção da equipe do zoológico por ser o primeiro de girafa Rothschild no local.


Segundo a bióloga responsável pelo Zoo, Camila Piovani, o filhote é uma fêmea e nasceu no dia 16 de agosto com aproximadamente 1,80 metro de altura e 70 quilos.

Ainda de acordo com a bióloga, a reprodução do casal Hortência e Oscar aconteceu de forma natural. A gestação durou cerca de 15 meses e apenas um filhote nasce por vez. Além disso, os filhotes ficam com as mães de 15 a 18 meses, mas mamam até os 13 meses.




Antes de nascer, uma área de maternidade especial foi criada no recinto para abrigar a futura mãe e o filhote, contando com substrato especial e área de cambiamento. Camila explica que o Zooparque é o único local que abriga essa subespécie de girafa. “O fato de ser um filhote de girafa Rothschild só tornou o nascimento uma novidade ainda mais especial”, ressaltou Camila.




FONTE: G1.