Mais de 900 crianças testaram positivo para Covid-19 nas regiões de Sorocaba e Jundiaí desde o começo da pandemia, segundo um levantamento do G1 junto às prefeituras. Os números foram contabilizados desde março até 18 de setembro e englobam crianças com menos de 1 ano de idade até 12 anos.




De acordo com os dados das prefeituras, as cidades que mais tiveram registro da doença em crianças foram Sorocaba (325), Jundiaí (292) e Itu (161). Do total das três cidades (778), 13 precisaram ser internadas para fazer tratamento, mas nenhum óbito foi registrado.

Grande parte das contaminações foi constatada entre julho e agosto. Em Sorocaba (SP), por exemplo, apenas um caso foi registrado em abril. Porém, em junho, o número chegou a 80. Julho fechou com 122 casos e agosto com 90. Do dia 1° ao dia 18 de setembro, a cidade contabilizou 24 notificações.

Segundo a médica infectologista e especialista pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Naihma Salum Fontana, o aumento no número de casos pode estar relacionado com a preocupação dos pais do período de volta às aulas no estado de São Paulo.




“Na maioria das vezes, mais de 90%, as crianças infectadas não apresentam sintomas. Entre as sintomáticas, somente metade têm febre. O aumento do número de casos, sem impacto em aumento da mortalidade, pode estar relacionado a maior procura por diagnósticos por parte dos pais, com a retomada das aulas presenciais”, afirma.

Em Jundiaí (SP) 72 crianças testaram positivo em julho e 105 em agosto. Nos primeiros 16 dias se setembro, 63 crianças foram confirmadas com a doença.

Em Itu (SP), julho foi o mês com mais notificações: 68. Em agosto esse número caiu para 48. Já em setembro são 15 casos.




Outras cidades

Em Votorantim (SP) a Secretaria da Saúde informou que 66 crianças foram confirmadas com a Covid-19. A maior parte dos casos foi identificada em crianças com menos de 1 ano, sendo 14 registros. A maioria das notificações ocorreu em julho (27) e agosto (20).

Já em Salto (SP), 114 crianças testaram positivo para a doença. Em Araçoiaba da Serra (SP), 33 crianças foram confirmadas com coronavírus, sendo 23 somente em agosto.

A Prefeitura de Mairinque (SP) também informou que cinco casos foram notificados. Um em maio, dois em agosto e dois em setembro.




De acordo com a médica infectologista, os cuidados para com as crianças devem ser os mesmos dos recomendados em adultos: cumprimento do isolamento social e monitoramento dos sintomas.

Fonte: G1.