MATÉRIA G1 – A Defesa Civil emitiu um alerta para uma onda de calor que pode causar temperaturas de até 38ºC nos próximos dias em cidades do interior de São Paulo. De acordo com o órgão, a previsão aponta que, além do forte calor, a umidade relativa do ar atingirá níveis críticos. Na região de Jundiaí a previsão é de calor intenso com temperatura máxima de até 35º graus.




Nos municípios de Sorocaba, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba e Marília (SP) os termômetros devem marcar, até domingo (13), temperaturas entre 35º e 38º.

Embora o alerta tenha previsto temperaturas de até 38º, Ilha Solteira e Pereira Barreto (SP) registraram mais de 40º na tarde de quinta-feira (10), segundo medições da Universidade Estadual Paulista (Unesp).




Por conta das altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, a Defesa Civil pede que a população tome algumas medidas. Entre elas:

Hidratação constante
Evitar exposição ao sol
Usar vaporizadores de ambiente ou toalha umedecida
Evitar práticas esportivas entre 13 e 15h
Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas




Recorde no ano

Em Bauru, os termômetros registraram na tarde desta quinta-feira (10) a maior temperatura do ano: 37,2ºC, segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A marca anterior era do dia 16 de janeiro, com 35,7°C.