MATÉRIA G1 – Um gambá saruê ficou preso na fiação de uma das ruas do bairro Jardim Bahia, em Várzea Paulista (SP), nesta sexta-feira (21). O animal foi resgatado pela Guarda Municipal da cidade.




De acordo com o Inspetor da Guarda Municipal, Afonso Barbosa, moradores informaram a corporação sobre o gambá que estaria na fiação. Ele também explicou que o animal foi resgatado em segurança e solto em uma serra próxima à Guarda Municipal. O Inspetor também orientou sobre a importância da preservação destes animais e como eles são essenciais para o meio-ambiente.




“Ele não estava machucado e foi solto num local seguro. Esse animal é muito útil para a natureza, ele come escorpiões e diversos outros bichos que podem ser desagradáveis para nós”, disse.
Ainda de acordo com o agente, ao localizar um animal exótico machucado, dentro de casa ou em local que não seja seu habitat natural, a população deve acionar a Guarda Municipal ou o Corpo de Bombeiros para o resgate.




“Estamos em época de procriação de animais como o gambá saruê, então é normal que ele apareça. Ao localizar animais assim, favor entrar em contato com a guarda que nós fazemos o resgate e, se o bicho estiver muito machucado, encaminhamos para a Mata Ciliar de Jundiaí para cuidados”, explicou.