MATÉRIA G1 – A Prefeitura de Jundiaí (SP) informou que o Centro de Testagem COVID-19, implantado no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), e a Clínica da Família Novo Horizonte, estão oferecendo desde segunda-feira (17) resultados e informações de exames para Covid-19 via internet ou mensagem de celular. Além do acesso ao resultado, o usuário tem acesso a informações adicionais sobre a doença.




De acordo com a prefeitura, o sistema foi encaminhado pela Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com 14 mil testes destinados para as pessoas que buscaram por atendimento após o oitavo dia de surgimento dos sintomas gripais que remetem à Covid-19, como febre, coriza, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, falta de ar ou diarreia. “Para os pacientes que não possuem acesso à tecnologia, é possível imprimir o resultado e entregá-lo em mãos”, explicou a diretora de Regulação Fabiana Barrete.

Segundo o Centro de Testagem Covid-19 do CECCO, cerca de 700 testes rápidos já foram feitos desde o início de funcionamento do serviço no local. A partir desta semana, o local passa a oferecer o novo sistema, que tem como prazo de resposta até 24 horas e com média de realização de coleta de 90 testes por dia.




Já a Clínica da Família do Novo Horizonte disse que realizou 149 testes entre os dias 10 a 14 de agosto para os casos determinados e encaminhados por prescrição médica. A taxa de positividade entre os testes rápidos realizados nos dois serviços é de 30%, segundo o CECCO.