Governo Estadual havia suspendido a imunização, mas informou à Prefeitura de Várzea Paulista, no sábado (8), que não mais enviaria as vacinas.


A vacinação antirrábica para cães e gatos está cancelada em Várzea Paulista, assim como nos demais Municípios do Estado. A medida foi tomada após determinação da Secretaria Estadual de Saúde, divulgada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, na última quinta-feira (6) e informada ao Município no sábado (8). Entre outros motivos para o cancelamento do envio das doses de vacina e da campanha, o órgão estadual declara que o quadro epidemiológico da raiva é estável no estado, e que é preferível evitar possíveis aglomerações, para não causar a possível propagação da Covid-19. A Prefeitura de Várzea Paulista acata a decisão, apesar de discordar de seu teor, por entender que a cidade poderia realizar a imunização, necessária de acordo com a avaliação municipal, de forma segura, sem aglomeração.

O coordenador do Controle de Zoonoses da cidade, Éder Carmanini, ressalta que o setor se preparou para fazer a vacinação, já que, de acordo com a realidade do Município, ela é bastante necessária. “Como tínhamos a informação de que a campanha seria feita, fizemos todo o trabalho de preparação das ações, organizando funcionários, coletando insumos e fazendo a habilitação dos servidores que aplicariam as vacinas, processo bastante burocrático”, declara.




O setor da Prefeitura prossegue com as outras medidas preventivas possíveis contra a doença.