Segundo informações do G1 o governador João Doria anunciou na tarde desta quarta-feira (8) que os clubes de futebol poderão voltar a disputar os jogos do Campeonato Paulista em 22 de julho. Os estádios devem estar sem torcida e em cidades na fase amarela de flexibilização. A previsão é que a final ocorra em 8 de agosto. Os jogos estavam suspensos desde o início da pandemia de coronavírus no estado de São Paulo.




Será gradual o retorno e prevê uma série de medidas estabelecidas em protocolo apresentado ao comitê pela Federação Paulista de Futebol. Dentre eles, testagem, retomada com trabalho individual, além de higiene e proteção dos atletas.
O Campeonato Paulista foi paralisado na décima rodada, em 16 de março e ainda tem 24 jogos a serem disputados em seis datas – duas rodadas do fim da primeira fase, quartas de final, semifinal e dois jogos das finais.

Segundo o GloboEsporte.com, o protocolo elaborado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para o retorno dos jogos do Campeonato Paulista inclui, entre outras medidas, o confinamento das 16 equipes participantes do torneio e a divisão dos estádios em “zonas”, de acordo com a permissão de acesso. Se algum jogador, membro da comissão técnica ou funcionário testar positivo para Covid-19, o protocolo será o mesmo aprovado pela FPF para a volta aos treinos, no mês passado.


As medidas incluem o isolamento imediato do indivíduo infectado, a análise prévia de quem teve contato com ele e exames em quem teve contato direto por mais de cinco minutos.