Uma esperança na luta contra covid-19 é a vacinação. Diversas vacinas estão em desenvolvimento no mundo e podem controlar a pandemia. Ainda assim, o coronavírus ainda existirá. A declaração é do médico Ricardo Palacios, diretor de Pesquisa Clínica do Instituto Butantan, um dos centros de pesquisa do mundo que está trabalhando para desenvolver a vacina contra covid-19.



O profissional diz que não quer criar falsas esperanças na população mas sim a expectativa correta: “O coronavírus veio e veio para ficar. Ele vai nos acompanhar. Durante todo o tempo de nossas vidas, nós teremos coronavírus circulando”, disse fazendo um comparativo com a gripe, que é causada pelo vírus Influenza. Ele explica que com a vacinação contra gripe, são mais raros os casos fatais da doença, sendo que o mesmo poderá acontecer com a covid-19. “A maior parte das pessoas vacinadas consegue controlar a doença. Se chegar a se infectar, não terá uma doença grave, não morrerá dessa doença”, explicou.
A vacina que está em desenvolvimento no Instituto Butantan está sendo desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech. A vacina está em fase avançada e utiliza o coronavírus inativado para estimular uma resposta imunológica do organismo.