É só dar uma rápida volta pela cidade para já começar a sentir: “Eu Amo Itupeva!”. A mistura de cidade acolhedora do interior com um município em amplo desenvolvimento faz este sentimento aflorar. Emprego, comércio, lazer, tranquilidade e natureza. Estes e muitos outros motivos fazem com que o grupo “Eu Amo Itupeva” fique cada vez maior.

O grupo no Facebook “Eu Amo Itupeva” surgiu há mais de 10 anos quando o jornalista, professor e empreendedor Eri Campos divulgava notícias de um incêndio na mata da região. O objetivo era trocar informações sobre o momento, mas o grupo permaneceu e virou uma forma dos itupevenses fazerem negócio e descobrirem mais sobre a cidade.

“Percebi que haviam muitas pessoas ressaltando as belezas da cidade, falando bem do comércio, vendendo ou comprando produtos. O grupo passou a fomentar até a economia da cidade, com grande movimento de empreendedores e prestadores de serviços divulgando seus negócios”, conta Eri Campos.

O espaço virtual também passou a ser uma vitrine de todas as belezas da cidade, com diversas fotos, além da troca de experiências. “Vejo todos conversando no grupo, compartilhando informações, falando sobre a cidade. É um ponto de encontro virtual de quem ama a cidade, vive aqui, trabalha, compra, estuda e se diverte em solo itupevense”, diz.

Eri Campos também teve um programa na rádio de Itupeva com este mesmo nome e entrevistada personalidades da cidade, falava sobre os projetos e ajudava muitas pessoas. “Esta é a principal característica deste trabalho: valorizar o itupevense. São tantos talentos e tantas possibilidades que a encontramos aqui. Quem vem para Itupeva, não tem jeito, passa a amar a cidade”.

Hoje o grupo Eu Amo Itupeva tem mais de 9 mil membros e tem oportunidades de todos os tipos: vendas, trocas,  informações, memórias, fotos. “É uma referência para quem chega na cidade e para quem já vive aqui. É só entrar lá que certamente você vai achar o que precisa. Seja uma informação, um serviço ou um produto. É a própria população mostrando o que a cidade tem para oferecer”, completa Eri Campos.

Mas ele ressalta que as discussões sobre melhorias na cidade também fazendo parte das atividades no grupo. “Quem ama quer melhorar e ver cada vez melhor. Sabemos que Itupeva tem como ficar melhor, que a mesma população acolhedora é a que precisa de mais e mais oportunidades para crescer e se desenvolver, com saúde de qualidade, educação, estrutura, empregos e preservação. Não esquecemos de cobrar o que precisa ser melhorado”, reforça.

Por isso mesmo é que o grupo deixou por vezes as redes sociais e o mundo virtual e, com ações de voluntários, foi para as ruas para melhorar a cidade. “Algumas pessoas me procuraram para liderar ações em escolas públicas estaduais. Como tenho experiência na política, com dois mandatos de vereador e já atuei como secretário em duas oportunidades, conheço bem as maneiras de melhorar a cidade e juntei apoiadores para fazermos estas boas ações”, lembra, citando o evento Dia de Graça e outras doações, como livros, roupas e alimentos, entre outros.

“Isso é o que mais importa: nos mobilizarmos no mundo virtual, nos conectarmos mais para levar mais ações positivos para a vida real”, finaliza.