Nesta quarta-feira (10) o Hospital de Campanha de Jundiaí – montado nas instalações do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC) Barão de Jundiahy – foi vistoriado pelo prefeito Luiz Fernando e pela Imprensa, antes de ser liberado para o uso previsto no Plano de Contingência de combate à COVID-19, elaborado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) e pela gestão municipal de saúde. Os 25 leitos estão divididos em alas feminina (12) e masculina (12) e mais um leito de estabilização, que formam a retaguarda para o atendimento do Hospital São Vicente de Paulo (HSV). Esses leitos de enfermaria serão utilizados para receber pacientes que já estão em fase de recuperação da doença, liberando os leitos da estrutura principal do São Vicente para receber novos pacientes com quadros mais graves.

“Jundiaí está colocando em prática os passos do planejamento feito quando ainda estávamos em estado de atenção, em meados de março. Todas as decisões são tomadas pelos médicos e gestores de saúde do CEC e pela Prefeitura com base em análises da evolução da epidemia na cidade, na capacidade do sistema hospitalar e em cenários epidemiológicos da COVID-19. Por isso, estamos entregando este novo espaço do Hospital de Campanha que servirá de retaguarda para o HSV. A escolha do 12º GAC foi feita em razão da economicidade da medida, pois ficará muito mais barato do que montar um hospital de campanha convencional”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Com a gestão sendo feita pelo HSV, os pacientes serão encaminhados para a retaguarda por sistema interno de referenciamento. Atualmente, o São Vicente tem 271 leitos, sendo 167 destinados ao atendimento de pacientes COVID-19. “A estrutura do Hospital de Campanha de Jundiaí foi pensada para otimizar recursos da saúde e completar o ciclo de tratamento oferecido no HSV. A estrutura de alvenaria do GAC proporciona economia aos cofres públicos e maior conforto para os pacientes, que não ficarão instalados em tendas”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.