Por Roberto Donaire – Eri Campos fez a entrega de 100 testes rápidos Covid19 à secretária de saúde de Itupeva, Luciane Aparecida Alves no mês de Abril e já devem estar sendo utilizados. Vídeo:




De acordo com Eri Campos, a ideia é que os testes sirvam à população itupevense e aos que correm mais riscos, funcionários da área da saúde (como médicos, enfermeiros e atendentes) dos postos de saúde e do hospital municipal que, por estarem na linha de frente no combate à pandemia, têm mais possibilidades de entrarem em contato com pessoas infectadas.

Os testes, avaliados em cerca de R$24 mil, foram doados ao vereador por um empresário do ramo de medicamentos que pediu para não ser identificado.




Como funcionam os novos testes

Os testes aprovados pela Anvisa chamados de testes “rápidos” têm esse nome por que os resultados podem sair em menos de 20 minutos e não ser preciso uma grande análise laboratorial para que se saiba os resultados. Funciona com uma amostra de sangue, coletada rapidamente de um dedo do paciente.

A amostra é analisada em poucos minutos pelo aparelho que faz o teste (batizado de “cassete”). Após entrar em contato com um reagente, a amostra corporal pode apresentar níveis específicos de anticorpos, que o corpo produz para combater o vírus. Se houver certa quantidade de anticorpos, é sinal de que o paciente está infectado.




CORONAVÍRUS ITUPEVA 09/05/2020

– 30 casos notificados
– 18 descartados
– 11 confirmados, sendo 02 óbitos, 04 internados, 05 curados
– 01 em investigação