MATÉRIA ITUPEVA AGORA – Nesta terça-feira (12), comemora-se o dia mundial da enfermagem e o IA faz uma homenagem para todos os enfermeiros itupevenses contando um pouco da rotina da enfermeira itupevense, Sara Carvalho, que atua como enfermeira no setor de ambulâncias da prefeitura de Itupeva e também já atuou em unidades de saúde da cidade e é bem conhecida pela população pelo excelente trabalho prestado aos munícipes.




Como é estar na linha de frente no Coronavírus?

”Estar na linha de frente sem dúvida me preocupa, tenho meus medos, mas o profissional para o paciente que precisa neste momento ser acolhido tem que ser realmente colocado à frente, fazemos parte de um processo em que o o profissional da saúde está na linha de frente e ponto. Chega a ser angustiante vestir aquele macacão olhar pro teu colega e sem dúvida pensar vamos lá né? Afinal somos quem somos pra fazer o que fazemos. E aí ao mesmo tempo há um sentimento de cuidar do outro, que é a enfermagem: “a arte de cuidar” cuja qual comemoramos hoje 12 de maio, o dia internacional da enfermagem.

2- Como é em casa? Mexe com o psicológico?

Na minha casa somos apenas eu e meu marido, cujo também é linha de frente e trabalha como segurança é vigilante. Então evitamos o contato da rua para dentro de nosso domicilio e raramente temos contato com nossos idosos (familiares), também fazemos a desinfecção de nossos coturnos e uniformes. E estamos em casa. Em relação ao psicológico mexe sim, não tem como dizer o contrário, sentimos saudades de nossos idosos. Enfim é triste você não poder abraçar e beijar. Como sempre foi dito que isso não custa, é de graça! Mas agora precisa evitar! É necessário.




3 – Que mensagem você gostaria de deixar para população itupevense referente as medidas de prevenção ao Coronavírus na cidade?

Uma mensagem que eu gostaria de deixar aos amigos itupevenses é que tudo isso vai passar com cada um fazendo sua parte com o uso de máscara corretamente, preservando o contato com nossos idosos, evitando a ida ao hospital sem necessidade e vamos em frente que nosso comandante é Deus que nos fortalece e nos guia até o fim.

O IA deseja para todos os enfermeiros itupevenses proteção nesses dias difíceis e que possamos todos superarmos juntos essa guerra contra o Coronavírus.